A revolução do absorvente interno em minha vida

A menstruação não é uma fase muito legal; nós mulheres sabemos o quanto nos sentimos incomodadas, sensíveis, de mau humor e, às vezes, até inchadas. Por isso é fundamental escolher um absorvente adequado e confortável. Felizmente hoje já encontramos à  nossa disposição em farmácias e supermercados vários tipos de absorventes, porém na hora da compra sempre rola aquela dúvida.
Eu sempre usei absorvente externo. Até que recentemente conversando com a minha namorada, ela me sugeriu experimentar o absorvente interno e me explicou a maneira correta de usar. Apesar da insegurança e receio, afinal foram quase cinco anos usando o mesmo produto rsrs, decidi que era a hora de testar.
Antes de usar, fiz mais pesquisas na internet e lá estavam as vantagens do absorvente interno: tecnologia capaz de absorver a menstruação sem odor, sem sujeira e com conforto. Era tudo o que eu precisava! Assim, logo que fiquei menstruada, comecei a usar o absorvente interno e fiquei encantada; é realmente incrível o quanto é prático, higiênico, confortável, seguro e discreto. No início tive certa dificuldade para inserir o absorvente, mas isso é uma questão de hábito; atualmente já peguei o jeito e sou capaz de colocar ou trocar o absorvente com facilidade. 
No entanto, usar absorvente interno ainda é um tabu pra muita gente, por isso, pra quem se sentiu encorajada, aqui vai algumas dicas:

1- Antes de colocar o absorvente, higienize as mãos, posicione o produto na entrada do canal vaginal e empurre com o dedo indicador, cuidadosamente. Quando perceber que o absorvente já está dentro da vagina, continue empurrando-o gentilmente até que o seu dedo entre até o final (isso é para que o absorvente fique bem posicionado e não haja vazamentos). Depois desse procedimento eu sugiro que você caminhe um pouco e analise se sente dor ou incômodo; em caso negativo isso indicará que o absorvente está no lugar correto e você obteve êxito, menina!
2- Além disso, é importante verificar qual é o tamanho ideal pra você, pois cada absorvente retém uma quantidade determinada de sangue. Geralmente as marcas disponibilizam em tamanho mini para fluxo leve, médio para fluxo moderado e grande para fluxo intenso. Dessa forma cabe a você testar e verificar qual é o tamanho mais adequado pra você.
3- Em relação ao momento de tirar o absorvente, isso varia pra cada pessoa, mas inicialmente eu recomendo um período máximo de quatro horas. Todavia, com o passar do tempo, você será capaz de saber qual é a frequência de trocas ideais para cada dia do seu ciclo menstrual. 
4- Ademais, muitas meninas possuem receio de que a cordinha arrebente e o absorvente fique preso dentro delas (pra quem não sabe o absorvente interno possui uma cordinha que ficará do lado de fora da vagina e será utilizada na hora de retirá-lo). Quanto a isso, sossegue. Antes mesmo de usar você pode testar e verá o quanto a cordinha é resistente e muito bem fixada, não correndo o risco de se romper durante a retirada.

Enfim, posso dizer que usar absorvente externo tem sido mais uma revolução em minha vida e faz toda a diferença. Pra quem tem interesse em experimentar, essa é a hora; sempre é tempo de se reinventar! Mas jamais se esqueça que, independentemente do tipo de absorvente que você use, o importante é que você se sinta confortável e à vontade.

4 comentários :

  1. Que linda meu amor! Beijos
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu tenho vontade de experimentar o "copinho" coletor menstrual, você conhece? Algumas amigas minhas usam e recomendam, mas ainda não parei para pesquisar os tipos e as marcas... Um beijo!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Eu conheço sim o coletor menstrual e morro de vontade de experimentar, mas confesso que ainda tenho um pouco de receio. Na verdade, acho que as coisas parecem um bicho de sete cabeças até que, de fato, olhemos pra elas e comecemos a testar. Esse será o meu próximo passo: testar o famoso copinho!Provavelmente eu farei um post aqui sobre o assunto. Um grande beijo!

      Excluir