Seja gentil com você

@punziella
Era uma sexta-feira de manhã. Eu estava completamente frustrada porque eu desaprendi a organizar meus pensamentos e colocar esse caos no papel (ou no word, mais especificamente). Vocês não têm ideia de como eu fiquei estressada. Passei a mão na franjinha e baguncei o cabelo. Pronto, acabou a mulher. Fiquei uns bons minutos num abre word, fecha word, (bota casaco, tira casaco) e NÃO SAÍA NADA.

Apaguei tudo, deitei na cadeira com os olhos fechados e xinguei uns palavrões mentalmente. Não eram nem dez da manhã e eu já estava puta e esgotada. Fui pesquisar na internet como vencer o bloqueio criativo, não achei nada que fosse funcionar pra mim naquele momento. É, tá bom. Fiquei ainda mais brava. Abri o youtube e fui ver as novidades dos canais em que sou inscrita, assisti um ou dois vídeos da AnnaAkana (que é uma pessoa muito sensata e incrível), dei uma acalmada, daí vi o título de um vídeo da Rowena Tsai (outra gringa maravilhosa que acompanho) que dizia: Be Kinder to Yourself (seja gentil consigo mesmo). Aí eu dei uma bugada.

Será que a razão de eu não estar conseguindo produzir nada seria a pressão que eu estava colocando em mim mesma? E era. Alguns segundos depois, eu parei tudo e disse pra mim mesma “meu bem, meu anjo, para de se maltratar. Não demorou nada e eu vi que valia a pena falar sobre isso aqui. E é engraçado como as palavras começaram a fluir naturalmente, foi quase uma epifania, deu até vontade de colocar um coro angelical pra tocar.

A pressão que eu estava colocando em mim mesma para produzir estava me sabotando, eu estava num processo de autodestruição ali e nem senti. Minha cabeça chegou a doer.

A sociedade, as pessoas que estão ao nosso redor já colocam tanta pressão na gente (às vezes intencionalmente e às vezes não) que nós não deveríamos colocar ainda mais pressão sobre nós mesmos. Mas nós colocamos. Na hora de estudar para uma prova, na hora de preparar alguma coisa pra comer, na hora das coisas mais bobas a gente põe pressão e aí, meu bem, você enlouquece.
Estar com a lista de fazeres é uma delicinha, mas sabe o que também é? Parar para dar uma alongada depois de estudar ou ver um filme bobo. Seja gentil com você. Se dê um tempinho. As redes sociais te pressionam? Tenta um detox, fica uns dias sem mexer. Tira um fim de semana para colocar as ideias no lugar, vai no cinema, aprende uma coisa nova, junta sua galera e faz alguma coisa legal. Não importa o que for, faça alguma coisa por você.


Precisamos dar sim importância para tudo o que fazemos, o ponto não é esse. O negócio é não fritar, não enlouquecer. Para um pouco, olha o que você está fazendo com você mesmo. Você realmente acha que esse é o caminho? Porque, eu não acho não.

Não se pressione demais (juro que eu mesma estou trabalhando nisso) e não se esqueça de não ser ruim consigo mesmo, você merece um pouco mais de gentileza.

Nenhum comentário :

Postar um comentário