O dia em que eu me apaixonei pela fotografia analógica

Autorretrato meu (parece analógico, mas não é)
Há alguns dias eu estava vagando pelo infinito que é a internet e acabei caindo em um blog de fotografia analógica. Até aí tudo normal, sempre acontece de acabarmos em um lugar inesperado quando estamos online. O que aconteceu de inesperado é que eu me apaixonei por aquilo ali e quando mais eu pesquisava, mais gostava do que encontrava.

"Descobrir" a fotografia analógica (entre aspas porque ela está por aí há mais tempo que eu) me levou a uma profunda reflexão sobre como eu fotografava. Veja bem, eu comecei a fotografar em 2014, postava várias fotos pesadas esquisitas no instagram. Depois conheci um grupo no facebook cheio de pessoas maravilhosas com dicas maravilhosas e comecei a fotografar melhor, mas, como é uma longa caminhada, ainda tenho muito a aprender.
A palavra fotografia significa escrever com a luz. Bonito não é? Também acho. A palavra por si só é dramática, profunda e cheia de alguma coisa e faz com que eu queira ter essa experiência com a fotografia analógica porque nela você realmente escreve com a luz (a câmera analógica funciona como uma caixa escura em que a luz entra e marca o filme).
Acho todo o processo analógico muito agradável e muito desafiador. Primeiro que você tem um número limitado de fotos, normalmente 36 fotos por filmes sendo que nem todas as fotos vão sair boas. Em segundo lugar, a expectativa da revelação é maravilhosa, você nunca tem certeza de como as fotos vão sair.
No meio de todo esse alvoroço que eu senti em relação a fotografia analógica, não foi nenhuma surpresa quando eu me vi comprando uma câmera dessas antigas pra mim. Comprei uma Nikon N65 no enjoei e mal posso esperar para começar a fotografar com ela.
Como eu não tenho nenhuma foto feita com uma câmera analógica (ainda), separei essas fotos de alguns fotógrafos do tumblr que usam máquinas analógicas para vocês verem a delicadeza que essas fotos tem.

Fotógrafo: Pedro Costa
Fotógrafo: Johannes Beilharz

Fotógrafo: Erik Gross
Fotografia por tougs
Vocês já pensaram em fotografar com máquina analógica ou em serem fotografados pelas lentes de uma dessas? Têm alguma câmera dessas que está na família há anos? Me conta a história que você tem com esse tipo de fotografia (ou a que gostaria de ter).

14 comentários :

  1. Anônimo18/1/17

    Poxa Thai, que post amorzinho! rs Eu tenho muita, mas muuuita vontade de começar a fotografar mas ainda não tive oportunidade. Seu post foi realmente inspirador.
    Adorei ver sua visão sobre esse tipo, de verdade.

    Beijão! ❤
    Adorei seu blog.

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Olha, assim que você tiver oportunidade, começa mesmo!
      Ainda não comecei porque minha câmera não chegou, mas não vejo a hora de poder tirar minhas próprias fotos, sabe?

      Excluir
  2. Eu gosto muito de fotografia analógica. Em 2015 eu posei para uma amiga que estava começando a fotografar com máquina analógica e foi brm divertido. Queria fazer de novo... Se um dia precisar de modelo... ;) https://stampsy.com/ritas-garden-of-painted-flowers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que minhas máquinas chegarem (e eu conseguir achar filme para comprar) a gente marca! Já tenho várias ideias de fotos legais haha

      Excluir
  3. Que FOTO MARAVILHOSA!!!
    Meu pai achou no lixo uma Kodak ( nao vou lembrar o modelo agora); Ela é bem antiga, mas já é digital. Ela tira fotos maravilhosas! Preciso comprar a bateria de novo.
    Mas seu post me deu uma luz <3

    Adorei seu comentário no meu blog de vrdd e outra coisa, vc é linda mulher!
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Compra a bateria e tira um milhão de fotos haha
      Essas máquinas mais antigas tiram fotos maravilhosas mesmo e o melhor de tudo: as fotos já saem perfeitas, não precisam de edição. Tem como ser melhor?

      Excluir
  4. Não sabia que a palavra fotografia tinha esse significado, que lindo ♥
    Eu acompanho alguns blogs de fotografia analógica (inclusive alguns ensinam a revelar as fotos em casa e tals). Acho muito bonito, mas ainda tenho muito o que treinar pra conseguir usar. Ainda estou tentando me ajeitar com a digital.
    Enjoei, melhor site pra comprar essas coisas
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também descobri tem pouco tempo, em uma apostila de fotografia.
      Meu amigo me disse que a analógica é mais fácil de fotografar, mas ainda não posso confirmar.
      Ó, o melhor jeito de aprender é treinando mesmo, uma hora você ganha confiança para passar para a analógica!

      Excluir
  5. Oi Thai
    Sou mais velha que você, pelo jeito bem mais velha. Fomos ter uma câmera digital em casa e eu já devia ter uns 16, 17 anos. Meu pai comprou uma câmera analógica no dia que nasci, pra poder registrar a vida da filhinha. A câmera ainda existe, está na casa de meus pais, mas não a usamos mais.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor seu pai ter comprado uma câmera para registrar seu crescimento!
      Menina, aproveita que essa câmera está lá e usa, não deixa passar a oportunidade.

      Excluir
  6. Gente que beleza de fotos, essas que você escolheu, achei bem interessante esse post, nunca tive a experiencia de ter uma câmera antigas dessas para mim, mas quem sabe um dia eu ganhe uma experiencia,adorei o post.

    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      São todas de tumblrs de fotografia analógica que sigo para me manter inspirada :)
      Eu estou tendo minha primeira experiência agora, com uma Diana Mini e, estou achando bem interessante.

      Excluir
  7. fotografia analógica é muito amor, especialmente por isso que falou sobre ~a espera pelas fotos. ano passado eu entrei nesse mundo e desde então: um filme (que usei na minha pentax k1000) deu errado e fiquei bem triste HAHA e outro (que usei na minha trip35) deu super certo e me deixou animada pra continuar fotografando com as analógicas. espero que curta bastante sua câmera 'nova' HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que amor <3
      Minha compra da Nikon N65 acabou não dando certo, mas comprei uma diana mini que chegou essa semana e acho que esse primeiro filme já foi pro saco porque eu não estou sabendo mexer hahaha
      Mas acho que não tem jeito, a melhor forma de aprender é fazendo.

      Excluir