![]() |
Autorretrato meu (parece analógico, mas não é) |
Há alguns dias eu estava vagando pelo infinito que é a internet e acabei caindo em um blog de fotografia analógica. Até aí tudo normal, sempre acontece de acabarmos em um lugar inesperado quando estamos online. O que aconteceu de inesperado é que eu me apaixonei por aquilo ali e quando mais eu pesquisava, mais gostava do que encontrava.
"Descobrir" a fotografia analógica (entre aspas porque ela está por aí há mais tempo que eu) me levou a uma profunda reflexão sobre como eu fotografava. Veja bem, eu comecei a fotografar em 2014, postava várias fotos pesadas esquisitas no instagram. Depois conheci um grupo no facebook cheio de pessoas maravilhosas com dicas maravilhosas e comecei a fotografar melhor, mas, como é uma longa caminhada, ainda tenho muito a aprender.
A palavra fotografia significa escrever com a luz. Bonito não é? Também acho. A palavra por si só é dramática, profunda e cheia de alguma coisa e faz com que eu queira ter essa experiência com a fotografia analógica porque nela você realmente escreve com a luz (a câmera analógica funciona como uma caixa escura em que a luz entra e marca o filme).
Acho todo o processo analógico muito agradável e muito desafiador. Primeiro que você tem um número limitado de fotos, normalmente 36 fotos por filmes sendo que nem todas as fotos vão sair boas. Em segundo lugar, a expectativa da revelação é maravilhosa, você nunca tem certeza de como as fotos vão sair.
No meio de todo esse alvoroço que eu senti em relação a fotografia analógica, não foi nenhuma surpresa quando eu me vi comprando uma câmera dessas antigas pra mim. Comprei uma Nikon N65 no enjoei e mal posso esperar para começar a fotografar com ela.
Como eu não tenho nenhuma foto feita com uma câmera analógica (ainda), separei essas fotos de alguns fotógrafos do tumblr que usam máquinas analógicas para vocês verem a delicadeza que essas fotos tem.
![]() |
Fotógrafo: Pedro Costa |
![]() |
Fotógrafo: Johannes Beilharz |
![]() |
Fotógrafo: Erik Gross |
![]() |
Fotografia por tougs |
Poxa Thai, que post amorzinho! rs Eu tenho muita, mas muuuita vontade de começar a fotografar mas ainda não tive oportunidade. Seu post foi realmente inspirador.
ResponderExcluirAdorei ver sua visão sobre esse tipo, de verdade.
Beijão! ❤
Adorei seu blog.
www.bybruni.com.br
Obrigada <3
ExcluirOlha, assim que você tiver oportunidade, começa mesmo!
Ainda não comecei porque minha câmera não chegou, mas não vejo a hora de poder tirar minhas próprias fotos, sabe?
Eu gosto muito de fotografia analógica. Em 2015 eu posei para uma amiga que estava começando a fotografar com máquina analógica e foi brm divertido. Queria fazer de novo... Se um dia precisar de modelo... ;) https://stampsy.com/ritas-garden-of-painted-flowers
ResponderExcluirAssim que minhas máquinas chegarem (e eu conseguir achar filme para comprar) a gente marca! Já tenho várias ideias de fotos legais haha
ExcluirQue FOTO MARAVILHOSA!!!
ResponderExcluirMeu pai achou no lixo uma Kodak ( nao vou lembrar o modelo agora); Ela é bem antiga, mas já é digital. Ela tira fotos maravilhosas! Preciso comprar a bateria de novo.
Mas seu post me deu uma luz <3
Adorei seu comentário no meu blog de vrdd e outra coisa, vc é linda mulher!
http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/
Obrigada!
ExcluirCompra a bateria e tira um milhão de fotos haha
Essas máquinas mais antigas tiram fotos maravilhosas mesmo e o melhor de tudo: as fotos já saem perfeitas, não precisam de edição. Tem como ser melhor?
Não sabia que a palavra fotografia tinha esse significado, que lindo ♥
ResponderExcluirEu acompanho alguns blogs de fotografia analógica (inclusive alguns ensinam a revelar as fotos em casa e tals). Acho muito bonito, mas ainda tenho muito o que treinar pra conseguir usar. Ainda estou tentando me ajeitar com a digital.
Enjoei, melhor site pra comprar essas coisas
Beijos
Eu também descobri tem pouco tempo, em uma apostila de fotografia.
ExcluirMeu amigo me disse que a analógica é mais fácil de fotografar, mas ainda não posso confirmar.
Ó, o melhor jeito de aprender é treinando mesmo, uma hora você ganha confiança para passar para a analógica!
Oi Thai
ResponderExcluirSou mais velha que você, pelo jeito bem mais velha. Fomos ter uma câmera digital em casa e eu já devia ter uns 16, 17 anos. Meu pai comprou uma câmera analógica no dia que nasci, pra poder registrar a vida da filhinha. A câmera ainda existe, está na casa de meus pais, mas não a usamos mais.
Beijos
Vidas em Preto e Branco
Que amor seu pai ter comprado uma câmera para registrar seu crescimento!
ExcluirMenina, aproveita que essa câmera está lá e usa, não deixa passar a oportunidade.
Gente que beleza de fotos, essas que você escolheu, achei bem interessante esse post, nunca tive a experiencia de ter uma câmera antigas dessas para mim, mas quem sabe um dia eu ganhe uma experiencia,adorei o post.
ResponderExcluirBiblioteca Desajeitada
Obrigada!
ExcluirSão todas de tumblrs de fotografia analógica que sigo para me manter inspirada :)
Eu estou tendo minha primeira experiência agora, com uma Diana Mini e, estou achando bem interessante.
fotografia analógica é muito amor, especialmente por isso que falou sobre ~a espera pelas fotos. ano passado eu entrei nesse mundo e desde então: um filme (que usei na minha pentax k1000) deu errado e fiquei bem triste HAHA e outro (que usei na minha trip35) deu super certo e me deixou animada pra continuar fotografando com as analógicas. espero que curta bastante sua câmera 'nova' HAHA
ResponderExcluirMenina, que amor <3
ExcluirMinha compra da Nikon N65 acabou não dando certo, mas comprei uma diana mini que chegou essa semana e acho que esse primeiro filme já foi pro saco porque eu não estou sabendo mexer hahaha
Mas acho que não tem jeito, a melhor forma de aprender é fazendo.