Porque você deveria começar a escrever

Música para esse post
Eu comecei este post como um post sobre a importância de escrever um diário e, de repente, percebi que eu não queria falar sobre escrever um diário, eu queria falar mesmo era sobre escrever. Não sobre escrever cartas ou posts em um blog, mas sobre escrever qualquer coisa, até mesmo um número de telefone em um guardanapo.

O ato de escrever foi, e ainda é, parte muito importante da minha vida. Vou explicar como isso aconteceu de forma resumida: eu sempre fui muito imaginativa e introspectiva (como se eu não fosse mais) e ali por volta de 2010, aconteceu uma coisa que mexeu muito comigo, eu ouvi as pessoas falando de MUITO mal de mim pelas costas pela primeira vez. Foram coisas ruins que acabaram comigo na época. Eu precisava de um refúgio daquilo e já acompanhava fanfics tinha um tempinho, aí comecei a escrever para esfriar a cabeça.
Minha primeira história foi um romancezinho água com açúcar super cliché que eu não deixo ninguém ler porque morro de vergonha. Um dia pretendo deixar a Gabi ler, mas para isso ela vai ter que ler na minha frente e amarrar uma blusa no rosto para eu não ver a reação dela (coisa de gente doida mesmo).
Depois desse romancezinho, eu nunca mais parei. Escrevi diários, escrevi contos, comecei livros, eu realmente coloquei no papel quem eu era e o que eu sentia. Provavelmente a melhor decisão que eu já tomei na minha vida inteira.
Eu tenho um problema sério em manter um raciocínio linear e, quando eu fico muito ansiosa, isso fica ainda mais forte. Quer um exemplo: em mais ou menos cinco minutos de conversa eu consigo sair de um assunto sobre Derivada e Integrais (duas matérias que quem faz engenharia ou matemática costuma estudar em cálculo) para Sherlock (tenho testemunhas). A escrita me ajuda nisso. Quando estou escrevendo uma história ou um texto qualquer, eu preciso manter uma linearidade, mesmo que para isso eu escreva e apague uns duzentos parágrafos, e acabo trazendo um pouco disso para o meu dia a dia.
Mas, escrever não ajuda só a ter um raciocínio mais linear. Sabe quando você está ansioso, angustiado, com vontade de chorar, ou cheio de raiva, louco para dar uns murros nas paredes? Então, escrever te acalma. Colocar o que você sente no papel, ou no computador, é um processo lento que faz com que você se foque totalmente nele e, acho que por isso, vai ajudando a mente a se acalmar.
Escrever também estimula a criatividade. Qualquer coisa que você ver vai se tornar uma história ou um texto na sua cabeça, sério. Até uma folha caindo da árvore fica mais poética e te dá várias ideias loucas.
Para algumas pessoas, escrever também ajuda na comunicação, a falar com novas pessoas (não é o meu caso) e, com certeza, ajuda a expandir seus horizontes e a conhecer gente incrível com ideias igualmente incríveis (conheci a Nat do blog Morando em Pasárgada porque ela escrevia e eu era beta).
Uma coisa que eu não imaginava que fosse mudar (e que mudou) depois que eu passei a escrever, foi a forma como eu passei a ler. Eu não gosto dos livros de Senhor dos Anéis, mas tenho um respeito sem fim pela obra porque, gente, tem um mundo inteiro ali naquelas páginas, um mundo que alguém criou e passou (detalhadamente) para o papel. Quando eu entro em outros blogs e leio os textos pessoais que estão ali, fico impressionada como elas conseguem abrir o peito, mesmo com medo do que os outros vão pensar, só para mostrar ao mundo como se sentem.
Entendeu agora? É por isso tudo (e por muito mais), que você deveria começar escrever.

8 comentários :

  1. Desde que comecei a escrever tive menos crises de ansiedade, escrever me ajuda com a insonia também. Eu só consigo por minha vida em foco se escrever... E no papel, nada de digitar, teclar nem nada, tem que ser no papel :) ótimo post Thai!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria conseguir escrever mais no papel também, mas, quando eu estou ansiosa, não consigo escrever na velocidade que os pensamentos vêm :(
      Ah, obrigada <3

      Excluir
  2. Oi Thai, eu também acredito nesse poder das palavras ~ mais especificamente no poder de colocar palavras no papel, computador etc. A gente acaba colocando pra fora tanta coisa (que a gente nem sabia que estava lá pra começo de conversa). É bom demais, faz bem pra cabeça, pro coração e pra alma. <3

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      Acho que escrever é um processo de autoconhecimento. Você não só consegue organizar seus pensamentos e sentimentos, mas também consegue se entender melhor.

      Excluir
  3. A maioria das coisas que escrevo são sobre personagens fictícios, que um dia resolveram me dar uns cutucões e contar suas vidas pra mim. Mas em cada um deles vai um pouco de mim também. De vez em quando eu cato uns e outros escritos antigos e me reconheço neles. Mesmo num personagem esquisito, de nome incomum. Eu me reconheço. Sei pelo que passava. Para quem os ler, vai ser um conto bacana, legal até pra uma amadora. Pra mim é um autoconhecimento, nostalgia de quem fui, talvez uma pista de quem posso me tornar. A escrita se tornou um refúgio por diversos fatores. Hoje em dia é uma felicidade, um hobbie que eu gosto de cultivar. Quando a gente escreve, o mundo muda. Não obrigatoriamente o imaginário, mas o nosso próprio mundo. E a gente é mais feliz. Acho que deve ser por isso que os humanos pré-históricos queriam tanto se comunicar. Deixa a gente mais leve. O fardo da vida não pesa tanto.

    Obrigado por isso. Amei seu blog. Pretendo voltar sempre.
    Beijos do Conto Paulistano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho uma mesma experiência parecida, sempre fui de escrever ficção. Agora com o blog que tenho escrito mais sobre a realidade. Quando leio meus textos mais antigos, sempre me identifico com os personagens, sempre tem um detalhe meu neles e acho isso maravilhoso, poder ver quem eu era há algum tempo atrás por meio de histórias que não tem nada da minha vida.
      E, olha, eu que agradeço por você ter compartilhado sua experiência com a escrita comigo e por ter deixado esse comentário lindo <3

      Excluir
  4. Vc disse tudo!!
    Andei um bom tempo longe do blog e esse ano retornei, foi a melhor coisa que fiz até agora!
    Eu escrevo pq tenho medo de esquecer um dia quem eu fui.
    As vezes leio algumas postagens antigas e fico rindo com minha linha de pensamento kkkk Parece que é uma outra Nathalia kk

    Sobre descobrir que pessoas falavam mal de vc, deve ser uma sensação horrível! Ainda bem que vc foi mais forte que isso!


    Besos
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom escrever em um blog, não é?
      Volta e meia eu me afasto, depois volto e a sensação é sempre maravilhosa por poder falar sobre o que eu gosto e encontrar pessoas com ideias parecidas (e diferentes também).
      Também tenho esse medo, por isso sempre mantenho um diário.
      Nada para curar uma bad como ver posts antigos, não é mesmo? hahaha
      Miga, sobre as pessoas falarem mal de mim, hoje em dia eu acho a maior bobagem, sabe? Penso naquilo e fico me repreendendo mentalmente por ter levado tão a sério. Mas, na época, foi bem pesado pra mim. Não sei bem como passei por cima disso, só aconteceu (eu acho) hahaha

      Excluir