Fazendo um Bullet Journal do ZERO

Minha cara está queimando por eu não ter preparado um post especial de halloween. Na verdade eu preparei, mas no final minha ideia teve de ser adiada, então eu adiantei o post que seria feito amanhã: um tutorial de como fazer um caderno manualmente, do zero mesmo.


Ultimamente eu tenho precisado organizar cada hora do meu dia e, num dia comum no pinterest, encontrei o Bullet Journal, uma forma de organização que parecia que me atenderia e eu não estava errada. Com isso comecei a procurar por um caderninho que tivesse páginas quadriculadas para fazer meu Bullet Journal, encontrei o moleskine, mas o valor (80 golpinhos) estava bem acima do que eu estava disposta a dar em um caderno.
Continuei minha procura por um caderno que tivesse um preço menor, mas não encontrei, então, decidi fazer o meu e detalhar o passo a passo aqui no blog!

Material:

  • 41 folhas chamex ou qualquer outro papel de sua preferência;
  • Fita de cetim;
  • Duas folhas de papel sulfite colorido;
  • Papelão ou papel paraná para a capa;
  • Agulha;
  • Linha;
  • Agulhão ou tachinha de quadro de recados;
  • Tecido ou outro material para cobrir o caderno;
  • Verniz acrílico;
  • Dobradeira de osso ou caneta hidrográfica (hidrocor);
  • Cola cascorez ou branca;
  • Lápis de escrever;
  • Borracha;
  • Tesoura.
Obs. Como eu não tenho o agulhão nem a dobradeira, encontrei substitutos para eles entre as coisas que eu tinha.

Passo a passo:

Parte I: As páginas

Se você quiser um caderno com folhas brancas, pule esse passo!
  1. Abra esse arquivo;
  2. Escolha o documento que corresponda ao tipo de página que você quer e baixe;
  3. Coloque para imprimir quantas cópias for necessário;
  4. Configure a impressão em frente e verso;

Parte II: O bloco

Para fazer o bloco, eu assisti ESSE VÍDEO. Ele é inglês, mas é bem intuitivo. Se, mesmo assim, você ficar com alguma dúvida, comente aqui embaixo, ok? Vou te explicar como prosseguir da melhor forma que eu puder.
A parte da costura é meio complicadinha, por isso, a youtuber fez ESSE OUTRO VÍDEO explicando detalhadamente como é feita a costura.
Com a costura feita, meu bloquinho ficou assim:
Não reparem na costura toda feia. Usei uma linha feita para sofás, bem mais grossa, então não ficou exatamente delicado.
Depois de seguir todo o tutorial, esse foi o resultado:

Parte III: a capa

IMPORTANTE: se você for colocar o elástico para fechar o caderno (link do tutorial na próxima parte), isso tem que ser feito antes de fixar a capa ao bloco!
Na hora de fazer a capa, segui ESSE TUTORIAL, mas você pode fazer do jeito que quiser, no próprio canal Sea Lemon tem vários outros tutoriais de capas.
Essa foi a minha capa depois de pronta, mas antes de ser colada ao bloco:

Parte IV: outros detalhes


Outros dois tutoriais que eu segui para deixar o caderninho perfeito: elástico para fechar o caderno e bolso sanfonado.

Se você ficou curioso, esse é o meu Diário da River:
Eu falo um pouquinho sobre ele nesse post, lá no Sem ser Blasé.

Espero que esse post tenha servido de guia para vocês! Só relembrando: se surgir alguma dúvida ou algum problema, pode deixar nos comentários ou me enviar um email lá na página Manda um oi.
Como eu falei no começo do post, tenho usado o Bullet Journal para me organizar nessa rotina louca de faculdade, trabalho, blog, vida pessoal. Vocês acham válido fazer um post explicando como o BuJo (Bullet Journal) funciona? Deixa sua opinião aqui embaixo!


2 comentários :

  1. Guria, que post bacana! Eu uso um esquema de organização pessoal meio bullet journal e meio planner, enfim. HAHAHA Adorei a ideia de fazer meu próprio caderno! No momento, estou usando uma agenda comum, pois não encontrei nada quadriculado que não tivesse temática infantil. hahaha Agora já sei o que fazer. :P

    Beijos,
    Attraversiamo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não estava encontrando nenhum caderno quadriculado, nem na internet. O único que encontrei foi o moleskine, mas acho que 80 golpinhos é muito para um caderno. Foi aí que tive a ideia de fazer haha
      Se você fizer, posta lá no teu blog que eu quero ver <3

      Excluir